Fonte: Instituto Ethos

O governo da Costa Rica aposta em aumentar a geração elétrica a partir das fontes de vapor vulcânico e promove um projeto de lei para perfurar vulcões em parques nacionais.

Em janeiro, o Instituto Costarriquenho de Eletricidade (ICE) divulgou a contratação de equipamento para a central geotérmica de Las Pailas, nas ladeiras do vulcão Rincón de la Vieja, na província de Guanacaste. Espera-se que comece a operar em 2011, acrescentando 35 megawatts aos 163,5 que já proporcionam as cinco unidades da central do vulcão Miravalles, em funcionamento desde 1994. Ainda em 2008, começará a trabalhar em um terceiro projeto, o Borinque, na face noroeste do vulcão Rincón de la Vieja.

A geotermia aproveita o vapor do subsolo nas regiões  vulcânicas. Obtém-se energia extraindo o calor interno da terra, na forma de um fluido com o qual as turbinas são movimentadas. Em cada caso, foram perfurados dois poços. De um, é obtida água quente e do outro, é reinjetado o caudal, após o resfriamento. (Agência Envolverde)